top of page
PREVENÇÂO LMERT

 

Apesar da automatização dos processos de trabalho, as exigências crescentes de qualidade a baixos custos só são possíveis pela utilização repetida e intensa das estruturas músculo-esqueléticas.

 

Este  fenómeno que, em larga medida, está na base das  lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho -LMERT tem, não apenas  impactos individuais negativos, mas também organizacionais, económicos e sociais, que urge diminuir.

 

Ao longo das últimas décadas, vários programas de prevenção dos efeitos da exposição a fatores de risco profissional têm vindo a ser desenvolvidos. Neste sentido desenvolvemos intervenções ao nível de :

 

ERGONOMIA

 

A ergonomia é um conjunto de conhecimentos destinados a aperfeiçoar as relações do homem com os objetos que cria. Surgiu para analisar e facilitar as condições de trabalho nos espaços físicos, ruídos, iluminação, vibrações, postura, desgaste energético, stress, treino, comunicação, trabalho em grupo, cultura organizacional, fadigas, cargas de trabalho, aspeto de manuseio de materiais, etc.

 

TREINO POSTURAL

 

Orientações e correções posturais individuais, no próprio posto de trabalho, adequando as dificuldades e limitações pessoais à realidade das tarefas.

 

 

GINÀSTICA LABORAL

 

O programa de ginástica laboral deverá ser implantado após a análise biomecânica da atividade e de acordo com a tarefa existente, com o intuito de prevenir LMERT.  Deverá ter uma duração média de 10/15 minutos por grupo e deve ser realizada dentro da empresa, próximo ao local de trabalho.  Deverá ter sempre atividades de alongamento, relaxamento e fortalecimento das principais estruturas musculares envolvidas nas atividades de trabalho.

 

ROTAÇÃO DE TAREFAS

 

Muitos estudos têm identificado uma variedade de benefícios da rotação de tarefas:  

 

Redução da exposição às exigências físicas do posto trabalho; redução do stress fisiológico, tensão e fadiga do grupo muscular utilizado para o trabalho; redução da exposição ao trabalho de alto risco de lesões músculo-esqueléticas, reduzindo o número e severidade dos incidentes; aumento da inovação e melhoria da eficiência do processo de trabalho ; melhora a base de competências dos trabalhadores e aumenta a flexibilidade para atribuição de trabalho ao longo do tempo; redução da monotonia; aumento da produtividade e qualidade; redução do absentismo e turnover.

 

TEMAS DE FORMAÇÃO EM EMPRESAS

 

Ergonomia no posto de trabalho | Promoção da saúde e prevenção da doença | Locais de trabalho saudáveis | Postura e saúde | Higiene postural | Benefícios da atividade física  | Movimentação manual de cargas, entre outros.

 

FORMATOS DE FORMAÇÃO EM EMPRESAS

 

• Ações de sensibilização em sala ou em contexto real de trabalho (duração máxima       de 1 hora) 

• Workshop (duração até 4 horas com componente prática, em sala ou contexto real       de trabalho) 

• Ações de formação em sala (a partir de 4 horas, com o objetivo de atribuição de           competências) 

• Ações de formação de certificação (Catálogo Nacional de Qualificações) 

 

 Temas sempre adequados á realidade de cada empresa.

 

bottom of page